Muitos confundem o seguro de vida resgatável com um produto de investimento, na realidade esse seguro não é considerado um investimento, e nós iremos te explicar o porquê.
O seguro de vida resgatável deve ser entendido como uma proteção do seu planejamento financeiro.
O que acontece é que são pagos prêmios e isso gera uma reserva financeira, que pode ser resgatada em caso de alguma necessidade, no entanto isso não significa que estamos falando de um produto do mercado de investimentos.
Quando falamos do seguro de vida tradicional existem importantes diferenças em relação ao seguro de vida resgatável.
A primeira é relativa à vigência. O seguro de vida resgatável possui coberturas com uma vigência por um prazo certo, ou até mesmo vitalícias. Já no tradicional a vigência é anual.
Em relação aos prêmios pagos, do seguro de vida resgatável, são fixos e nivelados, ou seja, não há reajuste em função da idade do segurado. Já no seguro tradicional o valor é reajustado conforme a idade do assegurado.
E por último, no seguro de vida resgatável a aceitação do risco é dada na contratação, isto é, uma vez que a companhia aceitou a condição de saúde daquele assegurado, isto não será mais questionado. Por outro lado, no seguro de vida tradicional essa avaliação de risco pode ser revista anualmente.
É importante entender que cada modelo de seguro possui suas diferenças e para cada caso um deles pode ser usado, porém nem o seguro de vida tradicional nem o seguro de vida resgatável é um produto de investimento.