A reserva de emergência foi a salvação de muitos brasileiros durante a pandemia, com desemprego e a vinda de gastos inesperados.
Você tem sua reserva de emergência feita da forma correta? Não?
Estamos aqui para te contar que não é tarde demais, sempre é hora de começar a se organizar financeiramente e construir uma base sólida para sua segurança e de sua família.
O que é uma reserva de emergência?
É um dinheiro reservado apenas para momentos, como o nome já diz, emergenciais. Essa reserva se constitui por 6 meses do seu custo de vida.
Por exemplo: mensalmente você e sua família possuem um custo total de 6 mil reais, sua reserva de emergência deverá ser de 36 mil reais.
Você deve estar se perguntando “Impossível, dá onde vou tirar esse dinheiro?”
Calma, temos algumas dicas no último tópico.
Para que serve a reserva?
Para momentos que podem acontecer na vida de qualquer pessoa: os imprevistos financeiros.
Essas situações são evidenciadas quando a renda da família cai repentinamente ou que a família tenha um aumento de custos inesperados.
Como fazer uma reserva de emergência?
Já dissemos qual deve ser o valor da sua reserva, mas relembrando, ela deve ser no valor de 6 meses do seu custo de vida, incluindo dos seus dependentes.
Sabendo onde você precisa chegar é hora de traçar um plano:
- Em quanto tempo quero e/ou preciso do valor da minha reserva de emergência?
- Quanto preciso ter a cada mês para alcançar esse valor no tempo determinado?
- Quais as concessões poderei fazer em meus gastos para alcançar esse aporte mensal até construir minha reserva completa?
- Será que consigo fazer uma renda extra para alcançar meu objetivo mais rapidamente?
- Onde ficará minha reserva de emergência? (Lembrando: você precisa procurar um investimento de liquidez diária, que te ofereça melhores rendimentos do que a poupança, porém que seja muito seguro.)