Um fantasma que voltou a assombrar os brasileiros e causar muitos problemas nos orçamentos familiares é a inflação.
Os índices de inflação medem, de uma maneira geral, a variação dos preços na economia.
Assim, quando temos um aumento desses índices estamos diante de um aumento generalizado dos preços praticados, e isso pode impactar diretamente as suas finanças pessoais, uma vez que pode apertar o seu orçamento ou até mesmo estourá-lo.
Por isso, queremos dar algumas dicas para te ajudar a se defender neste momento.
A primeira seria rever dentro do seu orçamento as suas contas de consumo e serviços contratados, tentar reduzir aqueles que sejam possíveis e cancelar aqueles que não vem sendo utilizados.
A segunda dica, se for o seu caso, seria negociar o valor do aluguel que vem sendo pago, encontrar possibilidades de aliviar esse custo no seu orçamento.
E a terceira dica é evitar desperdícios, principalmente aqueles ligados a energia elétrica, água e alimentos.
A quarta dica seria avaliar a possibilidade de investir uma parte do seu dinheiro em produtos financeiros que superem a inflação, um exemplo desses investimentos são os fundos imobiliários.
No entanto, vale ressaltar, que você precisa avaliar quais são suas capacidades de investimentos e seus objetivos, assim como se consultar com profissionais que saberão te orientar de forma clara e responsável antes de investir em algum produto específico.