Entenda como definir as competências organizacionais da sua empresa e no que elas podem ajudar seu negócio.
Competências organizacionais são habilidades que profissionais podem ter e desenvolver dentro de empresas ou empreendendo.
Podendo ser:
- Técnicas: relativas a capacidades teóricas dentro de uma área de atuação;
- Comportamentais: que possuem mais ligação as condutas pessoais.
Como defino as competências comportamentais do meu negócio?
1. Estude sua empresa
Saiba quais as habilidades essenciais necessárias para o seu negócio.
(Exemplo: liderança, trabalho em equipe, boa comunicação.)
2. Entenda qual habilidade é necessária para cada cargo
Sua empresa possui áreas próprias, e cada uma delas, possui um papel dentro do seu negócio, sendo assim cada cargo exige certas competências.
(Exemplo: um vendedor precisa de carisma e uma boa comunicação, já o financeiro precisa de organização e pulso firme para as cobranças. Habilidades diferentes para cargos diferentes.)
3. Alinhe com o perfil dos seus colaboradores
No momento da contratação busque as pessoas certas, que estão dentro das competências que você precisa no seu negócio.
(Exemplo: se você busca uma pessoa que seja líder, contratar alguém que seja muito tímido pode ser complicado. Essa pessoa pode desenvolver essa habilidade, porém levará mais tempo para ela trazer os resultados que seu negócio precisa.)
4. Ajude seus colaboradores a se desenvolverem mais
As pessoas, mesmo que sejam perfeitas para os cargos, precisam evoluir, seja para aprimorar conhecimentos ou expandir os resultados. Por isso invista em capacitações, tanto técnicas como comportamentais, de seus funcionários.
(Exemplo: cursos, palestras, incentivos de resultados e entre outros.)